No projeto Cinturão Verde, assumi o desafio de criar não apenas uma estética, mas um sistema de identidade visual que amplificasse a narrativa do projeto e se conectasse de forma autêntica com o território e seu ecossistema social. Fugindo do óbvio “verde da sustentabilidade”, escolhi uma paleta cromática vibrante, inspirada na pluralidade da Mata Atlântica, que reforça um posicionamento de um projeto ousado e singular. As ilustrações minimalistas de folhas e flores, aliadas a uma tipografia de presença marcante, constroem um universo visual que comunica pertencimento, impacto positivo e transformação, traduzindo em imagem o propósito do projeto.

O "Cinturão Verde" é um projeto da Associação Mucury Cultural, em parceria com o Fundo Casa Socioambiental; é uma iniciativa comunitária focada na preservação da Mata Atlântica no Vale do Mucuri, que visa desenvolver um viveiro comunitário de mudas nativas e plantas alimentícias, promovendo a preservação ambiental e o empoderamento feminino através da capacitação de mulheres locais como viveiristas e coletoras de sementes.

____________________

With the Green Belt project, I took on the challenge of designing not just an aesthetic, but a visual identity system that would amplify the project's narrative and authentically connect with the territory and its social ecosystem. Moving away from the clichéd "sustainability green," I chose a vibrant color palette inspired by the rich biodiversity of the Atlantic Forest, reinforcing the bold and distinctive positioning of the project. Minimalist illustrations of leaves and flowers, combined with a striking typographic presence, build a visual universe that communicates belonging, positive impact, and transformation, visually translating the project’s core purpose.

Green Belt is an initiative by Associação Mucury Cultural, in partnership with Fundo Casa Socioambiental. It’s a community-driven project focused on preserving the Atlantic Forest in the Mucuri Valley.

You may also like

Back to Top